TROLLER, HISTÓRIA DA TROLLER


• A Troller [BP]Veículos Especiais[/BP] S/A é a única montadora de automóveis genuinamente brasileira. Criada em 1995, na cidade de Horizonte, no Ceará, onde continua a linha de montagem, hoje a empresa tem cerca de quatro mil jipes TROLLER rodando pelo Brasil.

• Seu carro-chefe é o jipe T4 2.8 Turbodiesel atualmente produzido à média de 100 por mês.

• Hoje, a rede de distribuição da marca é formada por 23 representantes, em todas as regiões brasileiras, e a rede de postos de assistência técnica conta com 48 estabelecimentos credenciados em todo o país.

O projeto do [BP]Troller[/BP] começou a ser desenvolvido em 1994, pelo engenheiro cearense Rogério Farias. O primeiro protótipo foi fabricado em abril de 1996, e chamava-se Troler, com apenas um L (ele). Os primeiros 44 exemplares produzidos foram vendidos para pilotos de rally de todo o País. Em 1997, o empresário Mário Araripe – que depois viria a se tornar controlador da empresa – associou-se a Farias, colocou a segunda letra L (ele) no nome Troler, e investiu na remodelação do veículo, apresentado em setembro de 1998, e na implantação de uma linha de produção em Horizonte (Ceará).

A empresa deu seqüência ao fornecimento de exemplares do jipe TROLLER a competidores que com eles ganharam inúmeros títulos em muitos campeonatos de rally de todo o País. Investiu na criação de uma rede de representantes e de assistência técnica em todas as regiões do Brasil, e fez das competições de rally laboratório de desenvolvimento e vitrine da marca. Em 2000, o TROLLER passou a ser equipado com o motor MWM Turbodiesel de 2,8 litros.

A Equipe Troller chegou com seus quatro carros ao fim do rally [BP]Paris-Dakar[/BP], o mais difícil do planeta, um deles em quarto lugar na sua categoria, e foi Campeã do [BP]Rally[/BP] dos Sertões, o mais desafiador da América Latina. Em 2001, a Equipe Troller conquistou para o Brasil o inédito título de Campeã Mundial de Rally na categoria T 3.2 Diesel, incluindo o título de vice-campeã do Paris-Dakar daquele ano, uma das provas do calendário. Em 2002, o centro distribuidor de peças de manutenção e os departamentos de design, marketing e vendas da montadora passaram a funcionar em São Paulo. A Equipe Troller foi Campeã Brasileira de Rally Cross Country. Em 2003, a TROLLER retirou-se das competições de rally, mudou o Centro de Desenvolvimento Tecnológico para Vinhedo, em região de indústria de autopeças no interior paulista, lançou o jipe militar TROLLER T4-M, e passou a contar com Ozires Silva na presidência do seu conselho de administração.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe