GRAFITE OU GRAFITA

Grafite ou Grafita é um dos alótropos do carbono. Ao contrário do diamante, a grafite é um condutor, e pode ser usado, por exemplo, como o eletrodos de uma lâmpada elétrica de arco voltaico.

A condutividade e outras características fisicas do grafite, como plano de clivagem e características lubrificantes se devem ao arranjo dos átomos no material, formando estruturas em forma de folhas, atraídas por ligações fracas(van der Walls). Nas "folhas", os átomos estão organizados como hexágonos, a semelhança dos favos numa colmeia, onde cada átomo de carbono ocupa um vértice. Como nesta estrutura cada carbono se liga a outros 3 átomos, "sobra" uma ligação para cada átomo. Estes elétrons formam uma grande ligação "deslocalizada" entre os átomos de carbono, semelhante a ligação metálica. A condutividade se dá ao longo da folha, de forma que no sólido, há variação da condutividade dependendo da posição em que este é medida ao longo do sólido (mais alta ao longo das folhas e menor perpendicularmente a estas.

O acoplamento frouxo entre as folhas na grafite contribui a uma outra propriedade industrial importante -- o pó da grafite é usado como um lubrificante seco. Os estudos recentes sugerem que um efeito chamado superlubrificação pode também esclarecer este efeito. A grafite é usada também dentro de lápis.

Características físicas do GRAFITE
Brilho é metálico sólido.
Dureza na escala Mohs é 1 - 2
Fratura é porosa.
Cor preto metálico.
Transparência dos cristais são opacos
Sistema cristalino é hexagonal; 6/m 2/m 2/m
Hábito cristalino: inclui grandes veios lamelares em certos terrenos, e granulos em rochas metamórficas.
Gravidade específica é 2.2
Clivagem é perfeita em uma direção.
traço é cinza escuro ou castanho escuro
Os minerais associados incluem quartzo, calcita, micas, ferro meteorites e turmalinas.

Outras características: os flocos finos são flexíveis mas inelásticos, o mineral pode deixar marcas pretas nas mãos e papel, conduz eletricidade. Na grafita o efeito Superlubrificação também ocorre.

Notáveis ocorrências incluem Nova York e Texas, EUA; Rússia; México; Groenlândia e India.

Os melhores indicadores do campo são Maciez, Lustro, densidade e traço.

O diamante é o mineral mais duro conhecido pelo homem, mas a grafita é um dos mais macios.
O diamante é um isolador elétrico excelente, mas a grafita é um condutor da eletricidade.
O diamante é o abrasivo mais eficiente, mas a grafita é um lubrificante muito bom.
O diamante é geralmente transparente, mas a grafita é opaca.
O diamante cristaliza-se no sistema isométrico (cúbico) mas a grafita cristaliza-se no sistema hexagonal.
As dimensões da unidade celular são a = b = 2,456 que Å, c = 6,694 que Å. O comprimento da ligação do carbono-carbono na maioria forma é 1,418 que Å, e o afastamento entre camadas é c/2 = 3,347 que Å.

O pó de grafite é usado para lubrificar cadeados e fechaduras. è tóxico e não deve entrar em contato dom a pele e os olhos. É cancerígeno e não deve ser inalado.

My Ping in TotalPing.com