CHICLETE: HISTÓRIA DO CHICLETE


CHICLETE

Chiclete, goma de mascar (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle ("TCHI - CLÉ" que quer dizer Tchi=boca e Clé=movimento), um produto natural. Atualmente, por razões econômicas, os chicletes são produzidos a partir do petróleo.

A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre os Maias, no México, que mascavam uma goma obtida de um látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla, hábito que os Astecas posteriormente assimilaram.

Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz.

O sucesso do produto foi enorme. Através do cinema americano o hábito de mascar chicletes se espalhou pelo mundo. No Brasil , a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe